quinta-feira, 16 de junho de 2011

Moedeira de Zíper

     Aprendi a fazer esta moedeira com um kit japonês. É muito fácil e fica pronto rapidinho. O interessante é que cada moedeira fica com um formato diferente da outra!

     Para fazer a moedeira, precisa-se de:
1) um zíper de 50 cm
2) 60 cm de fita de 1.5 cm ou 1.8 cm de largura (eu usei fita de linho)
3) Agulha de costura
4) Linha de costura da cor da fita.


Quantas partes tem um zíper?
    
     Corte a fita em dois pedaços, um de 54 cm e outro de 6 cm.


      Abra o zíper e sobreponha uma das pontas superiores sobre a outra e prenda com um alfinete, formando um círculo.


     Dobre o pedaço de fita de 6 cm no meio e alinhave-o entre os terminais superiores do zíper.


     No lado direito do puxador da moedeira, meça 7 cm e marque com um alfinete. Aqui será o ponto inicial da costura. Dobre cerca de 0.5 cm na ponta da fita e deixe 1 cm sobrando.


      Alfinete toda a fita no zíper. Quando chegar ao final da fita, marque com um alfinete 7 cm do cursor. Dobre cerca de 0.5 cm na beirada da fita e pare de costurar 1 cm antes do final.

No reverso do zíper, observe
que há 2 linhas paralelas e entre estas,
uma carreira com buraquinhos.
Aqui é o local ideal para se costurar a fita.

      Costure em ponto corrido por toda a extensão da fita. Quando chegar à extremidade final da fita, dobre o zíper no local marcado com o alfinete e costure a ponta dobrada. Empurre o zíper dobrado dentro da ponta formada e continue a costurar. A outra extremidade é costurada da mesma maneira.



      Cruze uma das pontas inferiores do zíper sobre a outra e segure-as com um alfinete.


     Alfinete a margem solta da fita no zíper e costure no lugar. Mantenha a costura rente ao zíper quando chegar na extremidade inferior do zíper. Aqui é onde dobramos o "Cabo da Boa Esperança"! Costure até atingir o início da fita e repita o mesmo procedimento para fechar a ponta da fita.


     Resumindo....

      Para dar um toque final, pode-se fazer o acabamento das margens do zíper no reverso do trabalho. Pode-se utilizar qualquer ponto que una as duas margens. Eu costumo costurar com ponto espinha de peixe (Herringbone stitch).

Esquerda: Sem acabamento no reverso.
Direita: Com acabamento em ponto
espinha de peixe.


     Depois de tudo costurado,

     Feche o zíper....

     E pronto! é só encher de moedas!

3 comentários:

Anônimo disse...

Acho o máximo esta bolsinha mas não a consigo reproduzir. Apesar do passo a passo, não consigo perceber como costurar a fita, uma vez que esta é menor, em relação ao ziper. Não percebo a partir daqui: "Empurre o zíper dobrado dentro da ponta formada e continue a costurar. A outra extremidade é costurada da mesma maneira."
Será que dá para explicar um pouco melhor? O que acontece ao restante ziper?
Obrigada
Joana (Portugal)

Anônimo disse...

Bem, tanto matutei que lá consegui... Com a ajuda de um link inglês, e com o seu ao lado, consegui perceber a ideia e lá costurei a fita ao ziper. Contudo, no final, ficou rectangular, em vez de triangular... Ainda tenho de ver o que correu de errado...

O link de que falo é este aqui: http://www.craftpassion.com/2011/07/zip-itself-coin-purse-tutorial.html

Joana

Elisa disse...

Joana,
Que bom que achou uma explicação melhor. Quando a gente mesma faz, tudo parece lógico....

Às vezes a moedeira fica retangular mesmo. Isso acontece quando (1) o começo ou final da fita sai um pouco das medidas iniciais (7 e 8 cm) ou (2) o zíper é um pouco mais longo em proporção a fita.

No link que você postou, ao invés de "pontudo", as moedeiras ficaram com as extremidades arredondadas. Acho que vai depender do seu gosto :-)

No início, talvez seja melhor cortar a fita uns 2 cm a mais em cada extremidade, alinhavar o ziper a fita, fechar o ziper e então ajustar o formato. Meio centímetro já dá uma certa diferença no formato final da moedeira.

Qualquer coisa, mande-me um e-mail e prometo responder mais prontamente.